Pão da Titá

Pão da Titá





E a pãodemia continua por aqui. E vocês também têm feito pão em casa?
Eu estou a adorar o meu novo desafio. Cá em casa já me chamam a padeira.
Quando se começa a fazer pão caseiro, não apetece parar e descobrimos uma série de combinações entre farinhas, maravilhosas. E eu continuo a fazer pão com a massa mãe.
Quando o fazemos por paixão ainda é melhor.
Inspirando-me numa receita da Titá Negrão e numa versão à minha maneira lá saiu do meu forno este delicioso pão.
Vamos fazer pão em casa.

Receita:

  • 420 gr de farinha de trigo tipo 55
  • 80 gr de farinha de aveia
  • 420 ml de água morna
  • 80 gr de massa mãe ou 1/2 saqueta de fermento seco
  • 1 c. de chá de sal
Misturam-se as farinhas numa taça. Adiciona-se o sal e mexe-se bem. Acrescenta-se a massa mãe e a água morna. Mistura-se com colher de pau. Não é necessário amassar. A massa fica mole.
Tapa-se com um pano e deixa-se levedar. Como usei massa mãe, a fermentação é mais lenta. Por isso deixei levedar 12 horas. De um dia para o outro. Se usarem fermento seco , o pão leveda mais rápido. Cerca de 2 horas.
Depois molda-se um pão redondo e coloca-se num cesto de levedação e vai ao frigorífico 1 hora , para estabilizar a massa( para quem usa massa mãe).
Aquece-se o forno a 230º com a panela ou pirex com tampa lá dentro. Para ficar bem quente, este processo demora cerca de 20 minutos.
Coloca-se o pão dentro do recipiente, tapa-se e vai ao forno cerca de 30 minutos para cozer. Depois retira-se a tampa e deixa-se tomar cor . cerca de 15/20 minutos.




Sem comentários:

Enviar um comentário