Pão com farinha de espelta



Pão com farinha de espelta



Fazer pão é maravilhoso. Tenho vindo a descobrir aos poucos. Tenho feito pão em casa quase todos os dias. Estou a experimentar farinhas e as suas combinações. Estou mesmo a adorar. Esta receita é da Isabel Rafael do blogue cinco quartos de laranja.
E depois aquele cheirinho a pão feito em casa. Tão bom!
Vamos fazer pão?
Experimentem.

Receita:


Poolish( pré fermento)


  • 200 gr de farinha de espelta
  • 200 ml de água à temperatura ambiente
  • 1/8 c. de chá de fermento de padeiro seco
Misturar tudo com colher de pão numa taça. Tapa-se com pelicula aderente e deixa-se levedar 12 h. Eu faço à noite para de manhã fazer o pão.

Massa:
  • poolish
  • 50 gr de farinha de espelta
  • 250 gr de farinha de trigo 65
  • 1 saqueta de fermento de padeiro seco
  • 150 ml de água morna
  • 10 gr de flor de sal
Coloca-se o poolish numa taça. Junta-se o fermento, as farinhas e o sal. Rega-se com metade da água. Mexer. Adiciona-se a água aos poucos e depois amassa-se 10 minutos. Eu uso a batedeira. Depois de amassar forma-se uma bola. Tapar a taça e deixar levedar 10 minutos. De seguida puxar a pontas da massa no sentido do centro. Voltar  tapar a taça e deixar levedar 1h30/2 h. 
Depois de levedar molda-se um pão redondo. Dentro da taça coloca-se uma folha de papel vegetal , polvilha-se com farinha e coloca-se aí a massa. Tapa-se e leveda mais 1 hora.
Passados 40 minutos, aquece-se o forno a 230º com o tacho de ferro fundido lá dentro com a tampa. Eu uso um pirex com tampa, que faz o mesmo efeito.Polvilha-ser o pão com farinha, fazem-se 3 cortes na superfície da massa e com muito cuidado porque o pirex está muito quente, segura-se bem nas pontas do papel vegetal e coloca-se a massa dentro do pirex. Tapa-se com a tampa, leva-se ao forno e deixa-se cozer 30 minutos.
Após este tempo, retira-se a tampa e deixa-se mais 15/20 minutos para o pão tomar cor.




                         

Sem comentários:

Enviar um comentário